Sobrecarregados

"Ai daquele que acumula o que não é seu (até quando?), e daquele que a si mesmo se carrega de penhores" (Habacuque 2:6-7)

Sempre pensamos em penhores como dívidas de dinheiro. Entretanto, todo compromisso que assumimos passa também a ser um penhor. Muitos de nós vivemos tensos, irritados porque comprometemos o nosso tempo além das 24 horas por dia que Deus nos dá. 

Eu estava vivendo assim quando certa manhã, ao ler a Palavra de Deus, acabei sendo dirigida ao livro de Habacuque. Na mensagem do profeta aos caldeus, ele apontou um dedo para mim quando começou falando de penhores. Essa era eu! Sobrecarregada de penhores! Não de dinheiro, mas de compromissos. Eu realmente havia penhorado mais tempo do que dispunha. A qualidade do meu serviço estava ficando aquém do que poderia ser. O versículo 7 deixou bem claro qual seria o meu fim, se eu persistisse nesse caminho: "Não se levantarão de repente os teus credores? . . . Tu lhes servirás de despojo." As próprias pessoas a quem eu buscava servir podiam, com todo o direito, vir a queixar-se por eu não corresponder às suas expectativas. 

Jesus conhece as minhas forças e a minha capacidade e quando me pede que vá além delas, ele próprio supre as minhas deficiências. Se não está suprindo, então estou agindo por conta própria, e não a mandado dele. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. . .porque. . . o meu fardo é leve" (Mat. 11:28-30). Se meu fardo está pesado, ou não é o que Deus tem para mim ou eu o estou carregando por minhas próprias forças.

Publicada pela Editora Ultimato no livro Pastorais para o ano 2000